HOME     SOBRE    RESULTADOS    NOTÍCIAS     CONTATO     PRIVACIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

SOBRE

O PROJETO

A Internet tornou-se parte integrante da vida das crianças e dos jovens. No entanto, o aumento do tempo gasto online está a suscitar questões sobre se eles estão no controlo do seu uso da Internet e se estão conscientes dos efeitos secundários e das causas dos comportamentos desadaptados relacionados com o uso excessivo da Internet.

A recente análise da investigação europeia mostrou que não é sempre ou não só o tempo gasto online que torna a utilização da internet problemática e “excessiva”, mas o impacto da utilização da internet no que se poderia chamar uma “vida equilibrada”.

A excessiva exposição online pode afetar a saúde física, a capacidade das crianças de se manterem focadas, levando a um mau desempenho escolar ou académico, o que pode ter um impacto negativo no seu bem-estar emocional e também pode estar relacionado com uma menor empatia e bem-estar social ou abstenção de interações sociais físicas e offline.

O projeto GameOFF irá desenvolver um jogo sério que será usado para promover uma atitude mais consciente em relação à modificação das atividades de adição da Internet.

OBJETIVOS

O GameOFF tem como objetivo principal produzir abordagens e ferramentas para ajudar aqueles que trabalham com jovens a alcançá-los com o objetivo de ajudá-los a adotar uma abordagem equilibrada no uso da tecnologia, obtendo uma compreensão e interpretação mais profunda das causas, riscos e efeitos do compromisso on-line constante e identificando e reagindo a fórmulas viciantes.

ATIVIDADES

O objetivo principal será alcançado através das seguintes atividades que conduzem a resultados concretos:

  • Elaborar e validar uma abordagem de formação para formar jovens sobre a identificação e interpretação de causas, riscos e efeitos do compromisso on-line constante, com base em perfis personalizados de utilizadores.
  • Investigue em que medida o uso da Internet é semelhante ou varia entre os países participantes.
  • Conceber e desenvolver um jogo sério baseado na abordagem de treino que será utilizado pelos formadores para apoiar os jovens formandos na sua jornada em direção à moderação do tempo do ecrã.
  • Conceber campanhas de sensibilização para a importância de uma abordagem equilibrada dos meios de comunicação e da tecnologia.
  • Alcançar os formadores e organizações juvenis com o objetivo de aumentar a utilização inteligente, atenciosa e focalizada da tecnologia.
  • Desenvolver e testar um conjunto de ‘melhores práticas’ e recomendações.

BENEFÍCIOS

Adotar uma atitude equilibrada em relação à mídia e à tecnologia.

Dar prioridade a uma única tarefa e não a multitarefas em contextos educacionais, laborais ou sociais.

Reconhecer a importância da comunicação presencial, além da comunicação online, no apoio a relações sociais ricas.

Aplicar um uso ponderado e intencional das redes sociais e da tecnologia.

RESULTADOS

Na conclusão do projeto, os resultados serão incluídos:

  • Apoio de uma rede on-line para promover a comunicação e a reflexão entre usuários de diferentes países: por um lado, com pesquisadores de adição de Internet, terapeutas, treinadores de jovens, etc., permitindo-lhes trocar opiniões e experiências; por outro lado, jovens com atividade excessiva na Internet, permitindo-lhes experimentar diferentes estratégias de modificação/retirada de dependência da Internet.
  • Aumentar a conscientização da comunidade de pesquisa, organizações juvenis, associações de saúde, educação e população em geral.
  • Apoiar novas metodologias de ensino e estratégias pedagógicas através da adaptação de ferramentas inovadoras de TIC.

O apoio da Comissão Europeia à produção desta publicação não constitui uma aprovação do seu conteúdo, que reflete apenas a opinião dos autores, e a Comissão não pode ser responsabilizada por qualquer utilização que possa ser feita das informações nela contidas.

Game OFF
Project number: KA205-32FB114E-EN